domingo, 1 de fevereiro de 2015
Bom diia!!
E a primeira dica do ano do domingo animado é sobre o filme garota exemplar, que é um filme que foi baseado no livro, eu particularmente não li o livro porém assisti o filme e absolutamente ameeei vou fazer uma matéria falando sobre o livro assim vocês conhecem os dois. Super indico o filme nota 10.
Saiba mais sobre o filme:
|
---|
http://www.blogsoestado.com/emcartaz/2014/10/04/critica-garota-exemplar/
A partir de uma metáfora central desenvolvida até às últimas consequências, o cineasta David Fincher neste Garota Exemplar despe uma grande parte dos relacionamentos modernos pelo que de fato são: bailes de máscaras dançados a dois, nos quais os parceiros simulam as fantasias projetadas por ambos na esperança de preservar a ilusão de uma união perfeita e de um lar imaculado enquanto houver música. O tempo, contudo, inevitavelmente exaure os esforços em interpretar quem não se é e expõe somente um estranho vestido com a pele daquele por quem se prometera amor, um conceito melancolicamente artificial forjado pelas convenções da sociedade e, porque não, por nosso egoísmo. É este o tapa com que Fincher nos esbofeteia e prova, depois das críticas sofridas em O Curioso Caso de Benjamin Button, saber dirigir muito bem um romance melodramático, porém de uma forma particularmente perversa e manipuladora (no bom sentido).
Para tanto, o roteiro de Gillian Flynn (autora do livro homônimo) apresenta-nos a Nick (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike), um casal tradicional de classe média, embora julgue-se diferente e superior aos demais, cego ao fato de que desde o primeiro encontro nada mais é do que a reedição do romance mais clichê já encenado. Escritores na metrópele do mundo condenados pela crise econômica e circunstâncias ao mesmo subúrbio para onde aqueles de quem mais debochavam isolavam-se com suas famílias em casas ostensivas e apáticas como o amor jamais deve ser. Até que, em seu aniversário de cinco anos de casamento, Amy desaparece e no seu lugar monta-se o circo midiático, policial e social que não tarda em desconfiar da responsabilidade de Nick no caso, como faria o detetive menos qualificado. Há motivo para isto.
Na coletiva de imprensa, Nick surge deslocado, excluído do quadro maior; no diário de Amy, por ela própria narrado, surge como o príncipe encantado entregue à violência física, psicológica e sexual; na vida real, não tarda em contradizer-se, mentir, omitir, inclusive para a irmã gêmea Margo (Carrie Coon). E, como um próprio personagem repete, às vezes a resposta mais óbvia é correta. Pode ser.
Mas Fincher construiu sua carreira sobre a manipulação do espectador e subversão de expectativas (Se7en, Vidas em Jogo e Clube da Luta estão aí para provar isto) e a narrativa, estruturalmente irrepreensível, com a simples troca da cor da caneta usada por Amy, põe diante de nós um panorama tão perturbador e imprevisível que não ousaria estragar o prazer dos leitores. Procurar culpados ou porquês e clamar por justiça, nada disto importa quando questões existenciais surgem agarradas à teia construída por um cineasta maduro e cujo estilo evoluiu bastante desde Zodíaco a Os Homens que não Amavam as Mulheres passando por A Rede Social a ponto de todos os elementos, como os nomes que desaparecem nos créditos iniciais, para muitos irrelevante, ou o esmaecimento (fades) nas transições feitas pelo montador Kirk Baxter, seu colaborador habitual, servirem senão para imergir, prender e sufocar o espectador do princípio ao fim.
Como é tenso Garota Exemplar. A fotografia de Jeff Cronenweth, outro colaborador habitual de Fincher, atribui a uma vizinhança careta contornos sombrios, os mesmos com que também devora o rosto dos personagens a ponto de não podermos mais confiar no que dizem. Desconfiar do desejo de um certo personagem em ter filhos, mesmo depois de conhecer toda a verdade, só testemunha em prol do poder da narrativa em persuadir o espectador a crer nas palavras que lhe alimenta e, mais ainda, na própria incapacidade humana de enxergar com olhares de perdão quem antes não hesitávamos em acusar. E, olha, há muito tempo um diretor não brincava tanto com minhas expectativas durante a projeção a ponto de me fazer sentir compaixão, ódio, frustração e desprezo por determinados personagens como Fincher fez aqui em um dos seus temas prediletos: a análise da psiquê doentia do ser humano.
Um mérito de Ben Affleck, de quem normalmente não gosto em frente às câmeras ainda que aqui ofereça uma performance competente, ajudada pelo bom casting e pela sua habilidade em captar todas as nuances para que Nick surja como monstro e vítima, às vezes simultaneamente. Mas também de Carrie Coon, atriz que eu desconhecia e que surpreende com a dedicação irrestrita ao irmão, de Kim Dickens, cuja detetive tem todos as razões, inclusive as mais feministas, para desconfiar de Nick e se não o faz é somente porque põe a razão antes da emoção, e, por óbvio, de Rosamund Pike, na melhor performance de sua carreira. Pike, a propósito, é hábil em aprisionar apenas no olhar uma miríade de emoções a priori irreconciliáveis que confluem em uma mulher forte que faria mesmo Lisbeth Salander corar. Suas particularidades, todas capturadas por Trent Reznor e Atticus Ross em sua trilha sonora agoniante e caótica, que poderia representar a primeira tentativa bem-sucedida em converter um ser humano em pura música.
Com o pecadilho de estender-se minutos a mais quando já havia sido resolvido, Garota Exemplar é o novo clássico instantâneo de um dos melhores diretores do cinema, além de um tratado atemporal sobre o que os relacionamentos escondem sob as máscaras
Um ótimo domingo!!
Marcadores:Domingo Animado
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Traduza
Link-me
Marcadores
- Assuntos Variados (73)
- Avisos (5)
- Beleza e Saúde (26)
- Dicas de Maquiagens (32)
- Divulgação (1)
- Domingo Animado (32)
- Giro no mundo (16)
- Livros da semana (29)
- Séries (24)
- Sexta feira 13 (5)
- Sexta Musical (34)
Populares
-
Todo ano todos querem saber o que vai rolar no VMA, quem serão os ganhadores, qual o melhor show, quem vai pagar mico, as melhores e piores ...
-
5 deslizes que atrasam sua beleza! As vezes pequenos deslizes acabam com a sua produção, a unha muito grande, a sobrancelhas mal ...
-
As cinco maiores bibliotecas do Mundo Bibliotecas não são somente para fazer pesquisas de escola, mas também é um ótimo lugar para se...
Arquivo do blog
Seguidores
Quem sou eu
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário
Bem-Vindo ao Noticias e Muito +
Deixe seu comentário,sugestão ou critica.
Será excluído comentários que contenham:
-Palavras de baixo escalão e Ofensas.