sexta-feira, 26 de julho de 2013
2 2012: Born to Die


Born to Die é o álbum de estreia da cantora-compositora norte-americana Lana Del Rey, lançado em 30 de janeiro de 2012 pelas gravadoras Interscope Records e Stranger Records. O álbum tem participações de vários produtores e compositores, sendo que Del Rey participa como co-compositora em todas as faixas. Uma semana antes de seu lançamento, o disco vazou na internet.

Depois de assinar um contrato com a gravadora Stranger em junho de 2011, Del Rey lançou seu single de estreia, "Video Games", que impulsionou sua popularidade online. 

Del Rey, em seguida, começou a dar entrevistas a vários jornais e revistas, também começou a fazer apresentações ao vivo para promover seu trabalho. O segundo singledo álbum, "Born to Die", foi lançado em 30 de dezembro de 2011. 
Del Rey evoca elementos de artistas da música como Elvis Presley, Britney Spears, e Antony and the Johnsons. Musicalmente, "Born to Die" é um álbum pop, mas dialoga com elementos do hip hop, indie pop, e balada pop. Liricamente, são notáveis as referências a Lolita, obra de Vladimir Nabokov, além de forte influência da cultura norte-americana no século XX, em especial a televisão, a moda e o cinema.

O álbum teve um bom desempenho comercial estreando com 327 mil cópias no mundo. Em menos de dois meses o álbum atingiu a marca de um milhão de cópias.
No Reino Unido o álbum vendeu 116,745 cópias durante a primeira semana se tornando o álbum com vendas mais rápidas de 2012. Acumulando as vendas digitais de 50.007, o álbum se tornou o quinto álbum em toda história a vender mais de 50.000 downloads em uma única semana. Nos Estados Unidos estreou na segunda posição com vendas de 77 mil cópias, atrás apenas do bem-sucedido 21 de Adele. 

Até 16 de julho de 2012, com pouco mais de cinco meses de lançamento, "Born to Die" chegou a marca de 3,5 milhões de cópias vendidas mundialmente; sendo certificado como Disco de Ouro ou Disco de Platina em mais de doze países.
A 9 de novembro de 2012, foi relançado o álbum, sob o nome Born to Die - The Paradise Edition e no EP Paradise, que conta com 9 novas faixas, incluindo uma faixa apenas disponibilizada pelo iTunes, "Burning Desire", que foi usada como música promocional do novo F-Type da Jaguar.

Antecedentes e Gravação
Del Rey já havia lançado um EP intitulado Kill Kill em 2008.
Foi o primeiro EP produzido pala própria cantora, o álbum foi lançado sob o nome Lizzy Grant por um selo independente com o produtor.
David, seu produtor pediu para trabalhar com ela apenas uns dias, depois começaram a sua demo. Ele tem conhecimentos de um produtor com muita integridade e tinha interesse em fazer músicas que não era apenas pop.

Seu pai, Robert Grant, ajudou com a comercialização do EP, que estava disponível para compra no iTunes por um breve período antes de ser retirado por razões desconhecidas.

Mais tarde, em junho de 2011, Del Rey assinou contrato com a gravadora Stranger, para lançar seu single de estréia "Video Games"; em outubro de 2011, também fechou contrato com a Interscope Records.

“Eu aprendi que não há nenhuma razão pela qual as pessoas decidem que gostam de música quando o fazem. Mesmo se você é o melhor cantor do mundo, há uma boa chance de que ninguém nunca vai ouvi-lo. Você deve tomar a decisão de continuar cantando ou parar. Eu fui cantar em Brooklyn desde que eu tinha 17 anos e ninguém na indústria se importava em ouvir minhas canções. Eu não mudei nada, desde então as coisas parecem estar girando em torno de mim. Talvez os anjos decidiram brilhar em mim por um tempo.”.

Comenta Del Rey.


Singles

"Video Games" foi lançada em 29 de julho de 2011, teve um desempenho comercial favorável na Europa, atingindo a primeira posição na Alemanha e ficando entre as dez primeiras posições na Áustria, na Bélgica, na França, na Irlanda, nos Países Baixos, na Suíça e no Reino Unido.
"Born to Die" foi o terceiro compacto lançado a 30 de dezembro de 2011, atingiu um desempenho comercial mais baixo que o singlede estréia, alcançou a 10ª colocação na Bélgica (Wallonia) , também chegou a mesma colocação na Áustria e Escócia, no Reino Unido atingiu a 9ª colocação. já na Dinamarca ficou na 7ª situação na parada Tracklisten.

"Blue Jeans" foi sua terceira faixa distribuída. 
"Summertime Sadness" foi lançada como o terceiro single na Alemanha e Áustria, e como o quarto na Suíça.

Lista de faixas:
 Born to Die     
Off to the Races       
Blue Jeans        
Video Games
Diet Mountain Dew     
National Anthem         
Dark Paradise                          
Radio   
Carmen
Million Dollar Man     
Summertime Sadness                            
This Is What Makes Us Girls  




0 comentários:

Traduza

Link-me

Noticias e Muito +

Populares

Seguidores

Tecnologia do Blogger.